Copy Writing

Afinal por que Copywriting é tão importante?

Na redação para web é essencial criar conteúdos estratégicos para conversão, garantindo os resultados esperados. É nesse momento que entre o Copywriting!

Na redação para web é essencial criar conteúdos estratégicos para conversão, garantindo os resultados esperados. É nesse momento que entre o Copywriting!

Com o poder dessa estratégia é possível criar textos por meio do uso de planejamento de palavras, encantando e convencendo o seu leitor.

Mas é preciso entender que existem muitos elementos e técnicas dentro do Copy, é preciso saber como usá-las de forma correta, para que seja possível convencer seu público-alvo de que alguma coisa é fundamental para a vida dele. 

Apenas com as palavras seus clientes irão se encantar e seguir as ações que você deseja!

Para entender melhor sobre o assunto e descobrir de uma vez por todas como aplicar o copywriting em seus conteúdos, continue lendo!

O que é copywriting?

copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o seu leitor a realizar uma ação específica.

Essa técnica deve escrever o “copy” (texto) em um caráter persuasivo, utilizando sempre gatilhos mentaispara despertar o interesse do público, gerando assim vendas e conversões.

Escrever textos que visam a conversão nada mais é do que pensar em seu conteúdo de forma estratégica, persuadindo seu leitor e induzindo-o na tomada de decisão que você deseja.

Isso pode ser várias coisas, como, por exemplo, se cadastrar em um e-mail, assinar uma newsletterfazer download de algum material, seguir ou curtir uma página, assistir um vídeo ou efetuar uma compra de produto/serviço.

Copywriting e Redação publicitária são a mesma coisa?


Engana-se quem acredita que as duas coisas são iguais. Mesmo que muito próximas e complementares, elas possuem diferenças significativas.

Copywriting faz uso de uma CTA (Call-to-Action) bem forte, enquanto a redação publicitária funciona como um “anúncio de venda suave.”

De um ponto de vista mais prático, o primeiro é mais apropriado para estratégias de atração, como o Inbound Marketing, em processos de venda longos e persuasivas. Já o segundo é um instrumento voltado para vendas diretas e mais rápidas.

Assim fica clara que os campos não são perfeitamente distintos, mas sim, se complementam constantemente, já que o copywriting “nasceu” da redação publicitária e grande parte de suas ferramentas são incorporadas.

Como elaborar essa estratégia de forma correta

Escrever bem é essencial para essa estratégia, mas não é o suficiente para transformar o seu leitor em um cliente.

São muitos os ensinamentos dentro de um bom copy e que devem ser respeitados na produção de qualquer conteúdo do Marketing Digital. 

Os 3 mandamentos básicos são:

  • Inspirar o leitor;
  • Criar um relacionamento com a marca;
  • Motivar o leitor a tomar uma atitude em relação ao conteúdo.

Já os elementos principais para uma boa estratégia de copywriting,  e que devem ser usados para que o conteúdo seja benéfico para o leitor são:

  • Pesquisa;
  • Objetivo;
  • Exclusividade;
  • Otimização;
  • Análise.

Agora vamos falar um pouco sobre as principais técnicas dentro da escrita persuasiva e que tornam o objetivo muito mais real e bem-sucedido.

  1. Conheça seu público-alvo;
  2. Estabeleça o tom e a linguagem correta;
  3. Crie títulos matadores;
  4. Crie uma conexão com o leitor;
  5. Aposte em verbos de ação;
  6. Faça comparações;
  7. Utilize números e pesquisas;
  8. Antecipe-se às objeções;
  9. Trabalhe a capacidade de persuasão;
  10. Conte histórias;
  11. Faça perguntas com respostas positivas;
  12. Escreva como você fala;
  13. Venda benefícios e experiências;
  14. USE GATILHOS MENTAIS!

Agora é hora de praticar

Vimos que não basta escrever um texto bonitinho. É preciso conhecer e estudar as técnicas e elementos textuais que otimizem essa conversão.

Para que isso aconteça você tem que praticar! 

Escreva materiais ricos em conteúdo e qualidade, adaptando sempre a linguagem e história ao que o seu leitor procura. Estimule sua criatividade se mantendo atualizado nas tendências e busque referências do que você gosta de ler e acompanhar.

Aprofunde-se sempre nos temas que você vai escrever para assim criar autoridade no assunto, buscando sempre analisar suas fontes e evitar usar dados ou informações falsas, ou que prejudiquem sua imagem.

O mais importante é ser objetivo. Você não precisa ficar enrolando ou dando voltar para falar sobre o assunto e não pense nunca em diminuir a inteligência do seu leitor, ele quer encontrar respostas de forma clara e objetiva.

Por fim, certifique-se de que o que você está falando é realmente relevante para o leitor e você terá um copywriting bastante efetivo!

FALE COM UM ESPECIALISTA